Nova Prata, sexta-feira | 28 de fevereiro de 2020

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Cartão SUS: cadastro deve ser feito até 30 de março

Última atualização em 20/01/2020 17:27:35

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Prata convoca todos os moradores de Nova Prata para fazer o cartão de cadastro no Sistema Único de Saúde ou mesmo atualizar os dados de que o já possui junto às unidades de Saúde. O prazo para ambas as situações é 30 de março.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde. Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento, etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões, etc).

Atualmente, o número do cartão é utilizado nos sistemas informatizados de saúde que demandam identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, o cadastro possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, etc. Com o cartão, o usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. O sistema do Cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público.

A forma mais acessível de fazer o cartão é ir até a Unidade de Saúde da sua área de abrangência levando documentos pessoais e comprovante de residência para fazer o cadastramento. Carlos Silvestre Ghidini, 77 anos, é um bom exemplo de que aproveitou a segunda-feira, 20 de janeiro, e foi até o Posto de Saúde Central para atualizar seus dados.

Caso você não possua o cartão, o Portal Saúde do Cidadão (https://meudigisus.saude.gov.br/menu) também disponibiliza uma área para fazer o pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento, que será usado por uma unidade de atendimento para validar as informações e emitir o Cartão Nacional de Saúde. Se você já possui o cartão, mantenha seus dados atualizados e assim garanta mais agilidade nos atendimentos.

A Secretaria de Saúde lembra que mesmo os moradores do Município que possuem planos ou usem a rede privada de saúde também devem fazer o cartão, uma vez que para acessar o Pronto Atendimento do Hospital o cartão também é exigido.

Quais as vantagens de ter o cartão SUS?

* Rapidez na identificação do usuário;

* Localização do prontuário pelo número do cartão;

* Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;

* Registro dos atendimentos realizados;

* Registro do agendamento e execução de consultas e exames;

*  Dispensação de medicamentos;

*  Atualização de dados cadastrais.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata