Nova Prata, domingo | 15 de setembro de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Inaugurada nova ESF Rio Branco

Última atualização em 09/07/2019 14:44:49

 

Inaugurou no final da tarde da segunda-feira, 08 de julho, a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF, no bairro Rio Branco, em Nova Prata.

Uma cerimônia prestigiada por autoridades e comunidade marcou o evento e o descerramento da fita que foi precedida de pronunciamentos e bênçãos do padre Constante Pasa e do pastor Jeferson Eickoff.

A unidade era um anseio da comunidade e também dos profissionais que atendem a população de sua abrangência que atualmente possui 2.705 usuários cadastrados e chega a atender 400 consultas médicas e 150 consultas odontológicas mensais, sem contar os mais de 500 procedimentos de enfermagem realizados. As boas-vindas ao evento foi dada pela secretária de Saúde, Geni Prescendo Tonin, que também apresentou os profissionais que trabalham na unidade e os Agentes Comunitários de Saúde. Geni fez agradecimentos aos presentes e aos colegas que trabalharam para tornar realidade a nova ESF.

“Para a Administração é uma alegria poder oferecer melhores condições de atendimento de saúde e também de trabalho aos profissionais”, ressaltou o prefeito Volnei Minozzo. Já o vice-prefeito, Sérgio Sottili, lembrou que a saúde é uma das áreas prioritárias do Município e que em sete anos de gestão a unidade é a terceira a ser entregue à comunidade. Em seu pronunciamento, a presidente da Câmara de Vereadores, Clarice Chiomento Minozzo, salientou que o momento foi resultado de uma união de esforços que tornam muitos projetos realidade em Nova Prata. 

A nova unidade está localizada na rua Jacob Crestani, esquina com a estrada Buarque de Macedo, num amplo espaço com 10 salas que oferecem os atendimentos médicos, odontológicos, enfermagem, vacinas, testes, entre outros espaços necessários para o desenvolvimento dos serviços de saúde, como sala de esterilização e almoxarifado. 

 

Área de abrangência

A Estratégia de Saúde da Família Rio Branco possui 725 famílias e 2.705 usuários cadastrados, uma vez que atende também as comunidades da Fazenda da Pratinha I, Fazenda da Pratinha II, São Brás, Garibaldi, Terra Gorda, Campestre, Santa Libera, além dos bairros Rio Branco e Povoado Colla.

 

Serviços e atendimentos

Assim como as outras ESFs do Município, a unidade oferece serviços básicos de saúde. Em média, realiza 400 consultas médicas e 150 consultas odontológicas mensais; 500 procedimentos de enfermagem como aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, administração de medicamentos, verificação de peso e altura; além de aproximadamente 40 coletas de exames citopatológicos e outros testes rápidos como de HIV, sífilis, hepatite  B, hepatite C, teste do pezinho.

A unidade também conta com sala para nebulização, imunizações e realiza a distribuição de medicamentos e coordena cinco grupos de hipertensos e diabéticos nas comunidades, com entrega de medicações, aferição de pressão e glicemia.

Para os usuários que necessitam de outros serviços e atendimentos especializados, a ESF faz os encaminhamentos necessários através do Serviço Único de Saúde ou mesmo pelos convênios firmados pelo Município.

 

Equipe de profissionais

A equipe é composta pela médica Neri Licks Petiz; dentista Reinaldo Ângelo Zanotto; enfermeira Paula Nunes Rigo; auxiliar em Saúde Bucal Juliane Lúcia Bueno; técnicas de Enfermagem Ana Carla de Silva Oliveira, Luciana de Lara Goin e Mônica Elisa Sasso (em licença maternidade) e pela auxiliar de limpeza, Taíse de Lemos. Atuam como Agentes Comunitários de Saúde: Ivanes Prigol Crestani, Jacqueline Martins de Martins, Simone Zanatto, Maria Solange de Oliveira e Sônia Goin Zanon.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata