Nova Prata, quinta-feira | 05 de dezembro de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Projeto promove conscientização

Última atualização em 30/04/2018 09:57:19

 

Visando conscientizar a importância da coleta seletiva, a EMEF Reinaldo Cherubini criou o projeto “Faça a sua parte: o meio ambiente agradece.” O Projeto iniciou em 2016, com a ideia principal de criar consciência ambiental nas crianças.

 

De início foi realizado um mutirão para a coleta de lixo nos arredores, na parte interna e externa da escola e nas famílias mais próximas. Através desta coleta foi comprovado que havia muito material que poderia ser reciclado, bastante garrafa pet, bastante plástico. Após uma reunião com professores foi idealizado realizar um trabalho com os alunos primeiramente e depois seria dada sequência com as famílias, para que todo esse material reciclável utilizado nas casas, fosse para a escola.

 

Em um primeiro momento, foi buscado alguém especializado no assunto que se disponibilizasse a ir até a escola fornecer uma espécie de treinamento aos alunos.  Foram realizados vários encontros, trabalhando com alunos da Educação Infantil ao 9º ano, onde aprenderam quais são os materiais recicláveis, como realizar a separação de cada material corretamente, qual a forma correta de armazená-los sem ocupar muito espaço, quais os benefícios desta atitude para o meio ambiente, iniciando assim o processo de conscientização dos educandos. Em sala de aula os professores realizaram diversas atividades abordando o tema do projeto.

 

 Em reuniões de pais, foi feita a explanação do projeto através de slides, tirando dúvidas e conscientizando-os, da importância do mesmo e de cada tipo de material que pode ser entregue na escola e o que não é considerado reciclável, bem como, a prestação de contas.

 

Os materiais levados pelas famílias eram armazenados na própria escola, e devido a área também ser utilizada para outras atividades surgiu a necessidade de armazenar os materiais em local externo.

 

Pensando nisso, a escola entrou em contato com a empresa Reciclagem Serrana, que já presta serviço de recolhimento ao município, que abraçou a causa e se disponibilizou a colocar um container no pátio durante um período, onde a empresa faz o recolhimento do material e ainda paga um valor pelo mesmo.

 

Os materiais ficam armazenados nas próprias residências durante um período e na semana que é disponibilizado o container a escola envia um bilhete para as famílias, lembrando que na semana a escola esta recolhendo todo o material disponível.

 

De acordo com Rogério Trevisan, diretor comercial da Reciclagem Serrana, “O lucro maior quem tem é o meio ambiente; é a conscientização que as pessoas têm a partir das crianças de separar o material cada vez mais; de largar o material separado no lugar certo; esse é o maior lucro que nós temos. Acho que o projeto foi muito importante, veio em boa hora. A empresa sempre é parceira do que é bom, a empresa é parceira do município, e como parceiro, nós temos que ser parceiros também das escolas, sempre visando o melhor para o meio ambiente”.

 

Assim, Serrana mobilizou-se visando não o lucro e sim a dissipação desta causa tão importante que é a de dar o devido destino aos materiais recicláveis para que não poluam o meio ambiente e também não haja proliferação de insetos.

 

Segundo a coordenadora pedagógica Marilva Piano “As famílias estão engajadas, acompanham os resultados do projeto e as próprias crianças estão cobrando que os familiares realizem a seleção em suas casas”.

 

O lucro deste projeto é revertido em melhorias para a escola e aquisições de novos materiais para os alunos.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata